quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


"Uma última nota de sua narradora: Os seres humanos me assombram" (ZUSAK, 2007, p.478)


Terminei ontem de ler o livro "A menina que roubava livros", de Markus Zusak, publicado pela editora Intrínseca,em 2007. Este livro narra a história de uma menina chamada Liesel Meminger que vivia no período da 2ª Guerra Mundial, na Alemanha Nazista e como e porque ela se tornou "A menina que roubava livros".

Tudo no livro chama a atenção: a ambientalização, cenário histórico, o fato do narrador ser a "Morte", enredo, personagens. Porém, algo no tema e na história desta menina me tocaram profundamente: o papel que a palavra exerceu na vida dela.

As pessoas usam as palavras como se elas nada significassem em suas vidas, como se o que elas falam não fizesse diferença nenhuma na vida das pessoas. Entretanto, percebi, ainda mais com a história desta personagem - Liesel - o quanto as palavras podem e modificam nossas vidas.

Foi através das palavras que um homem, que aparentemente não se diferenciava em nada dos demais homens, conseguiu unir uma nação por algo que ELE acreditava e destruir a vida de milhões de pessoas, como aconteceu na Alemanha Nazista, onde uma população acreditou nas sandices de Hitler e viram o seu governo acabar com a vida de milhões de judeus e alemães também.

Quantas famílias e amigos, assim como os de Liesel, morreram por causa das palavras de uma mente insana, preconceituosa e intolerante? E mais triste ainda perceber que isso ultrapassa a ficção! Perceber que isso foi e é uma realidade na vida de muitas crianças. Quantas crianças devem estar assistindo sua família e seus amigos morrerem na Faixa de Gaza, nas favelas do Brasil?!

E muito disso causado por palavras, discursos que levam as pessoas a acreditarem naquilo como verdade absoluta, sem pensar que aquelas pessoas que estão morrendo são tão humanas quantos elas. É a palavra sendo um mal na vida do homem!!!

Espero que assim como foi para Liesel, as palavras deixem de ser desgraça e passem a ser também esperança e que elas percebam que as palavras existem, mas quem decide como usá-las é o homem.





Um comentário:

Cláudia Zago disse...

Olga, vc escreve muito bem... Sabe usar as palavras!! beijos